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Verithas Consulting

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ITIL V3 - Fundations
OBJETIVO:
Oferecer uma introdução detalhada aos conceitos, termos, definições, objetivos, benefícios e relacionamentos dos principais processos e funções para o Gerenciamento de Serviços de TI, de acordo com o modelo de melhores práticas do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).
A QUEM SE DESTINA:
Profissionais voltados à gestão de sistemas de TI que procuram aprofundamento para melhoria dos processos de gestão de seus processos.
APÓS O TREINAMENTO, OS PARTICIPANTES SERÃO CAPAZES DE:
Identificar os princípios e conceitos chave de Gerenciamento de Serviço de TI.
Identificar os benefícios de implementação ITIL em uma organização.
Identificar os processos de Gerenciamento de Serviço e como mapeá-los no Ciclo de vida do Serviço.
Identificar os conceitos e definições básicos relacionados ao Ciclo de Vida do Serviço.
Identificar as atividades e papéis envolvidos com o Ciclo de Vida do Serviço.
Identificar o relacionamento de cada componente do Ciclo de Vida do Serviço e como eles são mapeados aos outros componentes.
Identificar os fatores que afetam a eficácia do Ciclo de Vida do Serviço.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Introdução / Fundamentos do ITIL V3
Introdução ao cenário, desafios da TI, história e evolução da ITIL®, revisão da ITIL V2, nova estrutura da ITIL V3 e comparativo ITIL® V2 x V3.
Esquema de certificação profissional.
Gerenciamento de Serviço como uma Prática
Conceitos de serviços, gerenciamento de serviço, processos, funções e papéis.
Ciclo de Vida do Serviço
Estrutura, escopo, componentes e interfaces e processos existentes no ciclo de vida do serviço. Papel da Governança de TI no ciclo de vida.
Estratégia do Serviço
Conceitos: o que é estratégia, ativos de serviço, criação de valor, tipos de provedores.
Processos: Gerenciamento de Portfólio de Serviço, Gerenciamento da Demanda, Gerenciamento Financeiro.
Adoção de ferramentas na automação de serviços e tipos de ferramentas de suporte à Estratégia de Serviço.
Desenho do Serviço
A importância dos 4Ps, aspectos do Desenho de Serviço. Processos:Gerenciamento de Nível de Serviço, Gerenciamento do Catálogo de Serviço, Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento de Disponibilidade, Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI, Gerenciamento de Fornecedor.
Tipos de ferramentas de suporte ao Desenho de serviço.
Transição de Serviço
Processos: Gerenciamento de Mudança, Gerenciamento da Configuração e Ativo de Serviço, Gerenciamento de Liberação e Implantação, Gerenciamento do Conhecimento de Serviço. Tipos de ferramentas de suporte à Transição de Serviço.
Operação de Serviço
Processos: Gerenciamento de Incidente, Gerenciamento de Evento, Cumprimento de Serviço, Gerenciamento de Problema, Gerenciamento de Acesso. Funções: Central de Serviços, Gerenciamento Técnico, Gerenciamento de Aplicativo, Gerenciamento de Operações de TI e Gerenciamento das Instalações. Tipos de ferramentas de suporte à Operação de Serviço.
Melhoria Contínua de Serviço
Modelo PDCA, Modelo de Melhoria de Serviço Continuada, tipos de métricas. Tipos de ferramentas de suporte à Melhoria de Serviço Continuada.
           
Carga Horária:  16 horas (2 dias)

Participantes por turma: Curso de formação teórica e casos de estudo documentais. Recomenda-se turmas de até 20 pessoas
PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:
Para este curso, não há pré-requisitos para os participantes.
CERTIFICADO:
Para os participantes que tenham 75% de presença mínima no treinamento com participação nos trabalhos de grupo receberão CERTIFICADO VERITHAS registrado
Entre em contato ainda hoje e peça um orçamento sem compromisso, utilizando nosso FORMULÁRIO DO CLIENTE Você terá retorno em 24 horas.
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