>
Verithas Consulting

Bookmark and Share
Segurança de Laboratórios

© Copyright 2014 - all rights reserved
Quer conhecer mais sobre nossos assuntos? Cursos In Company Verithas

Ou entre em contato com nossa equipe de consultores para saber como a Verithas pode te ajudar neste e em outros temas de interesse.
PRINCÍPIOS GERAIS

As Boas Práticas de Laboratório exigem que cada Líder, técnico de laboratório, pesquisador, pesquisador ou visitante observem o seguinte ao utilizar as dependências dos mesmos:

1.Não consumir alimentos e bebidas no laboratório.

2.Usar os equipamentos do laboratório apenas para seu propósito designado.

3.Assegurar-se que o líder de laboratório esteja informado de qualquer condição de falta de segurança.

4.Conhecer a localização e o uso correto dos equipamentos de segurança disponíveis.

5.Determinar causas de risco potenciais e as precauções de segurança apropriadas antes de começar a utilizar novos equipamentos ou implantar novas técnicas no laboratório e confirmar se existe condições e equipamentos de segurança suficientes para implantação do novo procedimento.

6.Evitar perturbar ou distrair quem esteja realizando algum trabalho no laboratório.

7.Verificar que tanto Analistas quanto visitantes estejam equipados com os equipamentos de segurança apropriados.

8.Assegurar-se que todos os agentes que ofereçam algum risco estejam rotulados e estocados corretamente.

9.Consultar os dados de segurança existentes antes de utilizar reagentes químicos com os quais não esteja familiarizado e seguir os procedimentos apropriados ao manusear ou manipular agentes perigosos.

10.Seguir os procedimentos de descarte adequados para cada reagente ou material de laboratório.

11.Nunca pipetar ou sugar diretamente com a boca materiais biológicos, perigosos, cáusticos, tóxicos, radioativos ou cancerígenos.
SAÚDE E HIGIENE

As Boas Práticas de Laboratório exigem que se respeitem as seguintes diretrizes básicas ao utilizar os laboratórios:

1.Utilizar proteção apropriada para os olhos quando necessário.

2.Usar outros equipamentos de proteção conforme for necessário.

3.Não usar cabelo solto, quando for longo.

4.Jamais pipetar com a boca solventes ou reagentes voláteis, tóxicos ou que apresentem qualquer risco para a segurança. Usar sempre um pipetador.

5.Evitar a exposição a gases, vapores e aerossóis. Utilizar sempre uma capela ou fluxo para manusear estes materiais.

6.Lavar as mãos ao final dos procedimentos de laboratório e remover todo o equipamento de proteção incluindo luvas e aventais.

7.Nunca consumir alimentos e bebidas no laboratório. A separação de alimentos e bebidas dos locais contendo materiais tóxicos, de risco ou potencialmente contaminados pode minimizar os riscos de ingestão acidental desses materiais. Consumir alimentos e bebidas apenas nas áreas designadas para esta finalidade.

8.Não guardar alimentos e utensílios utilizados para a alimentação nos laboratórios onde se manuseiam materiais tóxicos e perigosos.

9.Não utilizar os fornos de micro-ondas ou as estufas dos laboratórios para aquecer alimentos.

10.A colocação ou retirada de lentes de contato, a aplicação de cosméticos ou escovar os dentes no laboratório pode transferir material de risco para os olhos ou boca. Estes procedimentos devem ser realizados fora do laboratório com as mãos limpas.

11.Aventais e luvas utilizados no laboratório que possam estar contaminados com materiais tóxicos ou patogênicos não devem ser utilizados nas áreas de café, salas de aula ou salas de reuniões.

12.Antes de sair do laboratório, lavar sempre as mãos para minimizar os riscos de contaminações pessoais e em outras áreas.

13.No laboratório sempre devem existir locais para a lavagem das mãos com sabonete ou detergente apropriado e toalhas de papel descartáveis.
Segurança de laboratórios sempre foi um tema de extrema importância e que tem ganho força nos meios acadêmicos tendo em vista a série de fatos que envolvem acidentes de analistas dentro do ambiente laboratorial.

Neste mês de Agosto 2018 fomos surpreendidos com um acidente nas dependências do laboratório da COPPE/RJ

Explosão em laboratório da Coppe/UFRJ deixa três feridos
Explosão foi no prédio de Metalurgia, na Ilha do Fundão. Uma aluna, que está grávida, sofreu queimaduras em 20% do corpo.


Tendo em vista a importância estratégica que se mostra para o tema de SEGURANÇA DE LABORATÓRIOS, a Verithas Consulting tem, em seu portfolio de cursos, este tema com conteúdo completo. Segue abaixo algumas dicas importantes para segurança nos ambientes laboratoriais.