>
Verithas Consulting

Bookmark and Share
O que é o Sitema TPM?
Total Productive Maintenance (TPM) (em português, Manutenção Produtiva Total) é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos. A sigla TPM foi registrada pelo JIPM ("Instituto Japonês de Manutenção de Planta").

A letra "T", de "Total", significa o envolvimento de todos os empregados. O propósito do TPM é atingir o menor número possível de acidentes, defeitos e avarias.
A TPM se sustenta sob os seguintes pontos-chave:

Melhorias Dirigidas

São as melhorias voltadas à intervenção no processo produtivo, com o objetivo de melhorar a efetividade da instalação. Cuida de incorporar e desenvolver um processo de melhoria contínua, buscando eliminar as grandes perdas ocasionadas no processo produtivo. Para tanto, é necessário utilizar ferramentas de análise, que são ferramentas que auxiliam a eliminar os problemas de raiz.

- Perdas nas Máquinas
- Perdas de Mão de Obra: Absenteísmo e acidentes
- Perdas em Métodos: Na administração da empresa, são perdas por movimentos, organização da linha, transporte, ajustes e medidas.
- Perdas de Matéria Prima: Perdas de materiais, rejeitos, ferramentas e moldes.
- Perdas de Energia: Eletricidade e Gás
- Perdas Ambientais: Emissões e efluentes
Manutenção Autônoma

Engloba as atividades que os operários de uma fábrica realizam para tratar corretamente seu espaço de trabalho, maquinário, qualidade do que fabrica, segurança e compartilham o conhecimento obtido do trabalho cotidiano.

Este pilar está vinculado à equipe de gestores dos departamentos de produção e está coordenado com outros pilares TPM, como a manutenção planificada, melhorias dirigidas, manutenção de qualidade, etc. Por isso, é necessário que seja adquirida uma cultura de ordem e asseio (5S), que é um elemento primordial para que sejam atingidas as metas esperadas.

Manutenção da Qualidade

A manutenção da qualidade se realiza em tempo real, conforme uma folha de verificação (checklist) estruturada.

Controle das equipes em fase de projeto

Toda experiência que se obtenha sobre as máquinas de produção deve ser aplicada no momento de adquirir e/ou fabricar novos equipamentos, a fim de melhorar sua manutenção, tendo em conta a redução do tempo de manutenção com melhores acessos, maior confiabilidade, facilimmdade para limpeza, trabalho em equipe, etc, procurando ainda reduzir o tempo ocioso da equipe.
auditorias

Entre em contato ainda hoje acerca de qualquer dúvida ou comentário sobre nossos temas. Utilizando nosso FORMULÁRIO DO CLIENTE Verithas, você terá retorno em 24 horas.
© Copyright 2014 - all rights reserved
Saiba como a Verithas poderá implementar este sistema em sua empresa