>
Verithas Consulting

auditorias

O que é NBR ISO 18091?
Entre em contato ainda hoje acerca de qualquer dúvida ou comentário sobre nossos temas. Utilizando nosso FORMULÁRIO DO CLIENTE Verithas, você terá retorno em 24 horas.
© Copyright 2014 - all rights reserved
Saiba como a Verithas poderá implementar este sistema em sua empresa
O objetivo desta Norma é fornecer aos setores de governo as diretrizes para a obtenção de resultados confiáveis por meio da aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 em uma base integral.

Essa norma será uma adoção idêntica, em conteúdo técnico, estrutura e redação, à ISO 18091:2014, que foi elaborada pelo Technical Committee Quality management and quality assurance (ISO/TC 176), conforme ISO/IEC Guide 21-1:2005. Por decisão da Comissão de Estudo de Documentos Auxiliares: o termo “local government” foi traduzido como “prefeitura”; embora esta norma contenha diretrizes para prefeituras, ela também pode ser aplicada em níveis federal e estadual, e em unidades municipais; o termo “customer/citizen” foi traduzido como “cliente-cidadão”; foram inseridos os Anexos C, D, E, F e G, com o objetivo de oferecer subsídios adicionais para a implementação desta norma; e foram inseridas publicações brasileiras na Bibliografia, com o objetivo de oferecer subsídios adicionais para a implementação desta norma.
A ISO 18091 é um mapa essencial para que os governos locais se organizem de forma compreensível, com foco na melhoria contínua onde realmente importa. Ela irá:

  - Capacitar cidadãos e governos juntos;
  - Produzir não somente eficácia, mas legitimidade;
  - Fornecer uma linguagem comum e entendimento entre políticos e técnicos, e permitir a comparabilidade entre países e outros governos locais;
  - Servir à população local, tornando politicamente viável, aquelas coisas que são tecnicamente indispensáveis;
  - Criar uma ferramenta útil para as metas e objetivos do milênio da ONU em busca de um mundo sustentável e cidades inteligentes;
  - Confiabilidade de Produtos - essencial para a sociedade.