>
Verithas Consulting

auditorias
Bookmark and Share
O que é a incerteza de medição e ensaio?
As medições hoje em dia são mais importantes do que nunca. Dependemos de medições para quase tudo. Na cronometragem do tempo em competições esportivas, na previsão do clima, no controle de processos domesticos, na pesquisa industrial e na ciência médica. Como as medições tem um papel fundamental em nossa vida, é importante que tenhamos uma preocupação com sua exatidão, que deve estar voltada para os requisitos do que se pretende fazer. Uma medição nunca traz um resultado exato e é importante definirmos a incerteza que quantifica essa inexatidão. A incerteza de uma medição é a dúvida que temos sobre o resultado de qualquer medição. Uma maneira de verificar quão exatas são suas medições é rastreá-las a padrões nacionais. Este método de garantia da exatidão nas medições, que fazemos por meio de uma cadeia contínua de referências, é chamado de rastreabilidade.

Calcular e expressar a incerteza é importante para qualquer pessoa que deseje fazer medições de boa qualidade.

É crucial saber onde a incerteza pode influenciar no erro de um particular teste e ela deve ser, portanto, expressa em um certificado de calibração.

Existem regras bem definidas sobre a avaliação da incerteza e uma vasta bibliografia pode ser encontrada em português. Normalmente, devemos fazer todo o esforço para “controlar” a incerteza em nossas medições. Isso pode ser feito pela inspeção regular e calibração de nossos instrumentos de medição, calculação cuidadosa e bom registro de dados.
auditorias

Entre em contato ainda hoje acerca de qualquer dúvida ou comentário sobre nossos temas. Utilizando nosso FORMULÁRIO DO CLIENTE Verithas, você terá retorno em 24 horas.
© Copyright 2014 - all rights reserved
Saiba como a Verithas poderá implementar este sistema em sua empresa