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Verithas Consulting

O que é COBIT?
COBIT®, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas apresentado como framework, dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI). Mantido pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association), possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um framework, objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento. Especialistas em gestão e institutos independentes recomendam o uso do CobiT como meio para otimizar os investimentos de TI, melhorando o retorno sobre o investimento (ROI) percebido, fornecendo métricas para avaliação dos resultados (Key Performance Indicators KPI, Key Goal Indicators KGI e Critical Success Factors CSF).

O COBIT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas, tal como independe do tipo de negócio e do valor e participação que a tecnologia da informação tem na cadeia produtiva da empresa.

Em dezembro de 2005, foi lançado o COBIT 4.0, com maiores implementações em relação à versão anterior, 3.0, lançada em 2000.

Em 28 de janeiro de 2010, foi anunciada oficialmente a tradução do COBIT 4.1 para a Língua Portuguesa.

O COBIT 5 é a atual versão do framework. Uma das principais alterações em relação ao COBIT 4.1 é a integração com outros conjuntos de boas práticas e metodologias, como padrões ISO, ITIL, Val IT, dentre outros.
Critérios de Informação ou Requisitos de Negócio:

• Efetividade: lida com a informação relevante e pertinente para o processo de negócio, bem como a mesma sendo entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.
• Eficiência: relaciona-se com a entrega da informação através do melhor uso dos recursos, de forma mais produtiva e econômica.
• Confidencialidade: proteção das informações confidenciais a fim de se evitar sua divulgação indevida.
• Integridade: relaciona-se com a fidedignidade e totalidade da informação, bem como sua validade para o negócio.
• Disponibilidade: relaciona-se a disponibilidade das informações quando esta é exigida para processamento pelo negócio. Também possui relação com a salvaguarda dos recursos necessários e sua capacidade.
• Conformidade: aderência a leis, regulamentos e obrigações contratuais relacionadas ao negócio.
• Confiabilidade: relaciona-se com a entrega da informação apropriada para tomada de decisão.
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