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Verithas Consulting

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O que é o Sitema APQP?
O APQP - sigla para o termo em inglês Advance Product Quality Planning ou Planejamento Avançado da Qualidade do Produto - é uma série de procedimentos e técnicas usadas para gerenciar a qualidade produtiva.

Estes procedimentos foram desenvolvidos e padronizados pela AIAG (Automotive Industry Action Group), – formado pela empresas do ramo automotivo General Motors, Ford, Chrysler e seus fornecedores. Hoje, o APQP é utilizado em empresas de diversos portes, especialmente no ramo automotivo, a fim de assegurar a qualidade dos produtos e processos desenvolvidos em sua planta, e é regido pelo manual do APQP, traduzido no Brasil pelo IQA – Instituto de Qualidade Automotiva.
Conteúdo principal do APQP
APQP serve como um guia no processo de desenvolvimento e também uma forma padrão para compartilhar resultados entre fornecedores e empresas automotivas. APQP especificar três fases: 1. Desenvolvimento, 2.Industrialização e 3.lançamento de produtos. Através destas fases 23 temas principais serão monitorados. Estes 23 temas serão todas concluídas antes da produção é iniciado. Eles abrangem aspectos como: robustez design, testes de design e conformidade com a especificação, projeto do processo de produção, normas de inspeção de qualidade, capacidade de processo, capacidade de produção, embalagem de produtos, testes de produtos e operadoras de planos de formação entre outros itens.

APQP se concentra em:

Planejamento da qualidade Up-front
Determinar se os clientes estão satisfeitos, avaliando a produção e apoiar a melhoria contínua

APQP é composto por cinco fases:

Planejar e Definir Programa
Design de Produto e Desenvolvimento de Verificação
Processo de Design e Desenvolvimento de Verificação
Produto e Processo de Validação e Produção feedback
Lançamento, Avaliação e Ação Corretiva

Há cinco principais atividades:

Planejamento
Design de Produto e Desenvolvimento
Processo de Design e Desenvolvimento
Produto e Processo de Validação
Produção

O processo de APQP tem sete elementos principais:

Compreender as necessidades do cliente
A resposta pró-ativa e ação corretiva
Projetando dentro das capacidades de processo
Analisar e mitigar os modos de falha
Verificação e validação
O projeto comentários
Controle de características especiais / crítico.
auditorias

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